domingo, 15 de maio de 2011

Ceará na Segunda Guerra Mundial - O náufrago

  
Por: Rebeka Kerpen

Durante os primeiros anos da II Guerra Mundial os submarinos de Hitler aterrorizaram os mares. Essas embarcações deixavam os portos na Europa e “invadiam” os mares à caça de navios militares ou mercantes para afundá-los.

Mas não foram apenas submarinos alemães que patrulharam os mares durante o conflito. As três principais potências que integravam o “Eixo do Mal” – Alemanha, Itália e Japão – possuíam essas armas e as utilizaram durante a guerra. Destes apenas os Alemães e os Italianos tiveram participações significativas na Batalha do Atlântico Sul.
Até hoje muitos historiadores ou pessoas interessadas na segunda guerra mundial, “varrem” os mares em busca destes navios afundados durante a guerra, muitos já foram encontrados um deles na região de Itarema, litoral norte do Ceará, onde foi encontrado um navio naufragado a 40km da costa. Segundo pescadores locais trata-se de um navio petroleiro que foi afundado durante a Segunda Guerra Mundial. O naufrágio foi batizado de Petroleiro do Acaraú, por ser este o principal porto da região.

O caçador submarino Luciano Moreira, que estuda o local e que já mergulhou várias vezes neste náufrago conta em seu livro que em uma dessas investidas coletou diversos cacos de porcelana com a seguinte inscrição: “Iroquois – USA – China”.Mais isso seria impossível, por se tratar de um navio petroleiro é improvável que estivesse carregando uma carga de porcelanas de Nova Iorque, muito menos na rota em que estava.

Após uma breve pesquisa foram encontradas referências sobre uma empresa que fabricou porcelanas entre 1905 e 1969, chamada Iroquois sediada em Syracuse, no estado de Nova Yorque, EUA. A palavra china significa louça ou porcelana na língua inglesa.

Por fim, chegou-se a conclusão que na época era comum haver erros de rota e percurso este deve ser apenas mais um deles.

5 comentários:

  1. Olá. Por favor citar a fonte dessas informações (www.mardoceara.com.br) ou remover o artigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Por favor citar a fonte dessas informações (www.mardoceara.com.br) ou remover o artigo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sei fazer nenhum dos dois.. Isso foi escrito a mais de cinco anos pra um trabalho do colégio, mas se você diz que a fonte é essa, beleza, eu não me lembro. Se quiser me dizer como fazer um dos dois, eu faço sem problema :)

    ResponderExcluir
  4. Direitos autorais não expiram. Por favor citar a fonte ou remover o conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Direitos autorais não expiram. Por favor citar a fonte ou remover o conteúdo.

    ResponderExcluir