terça-feira, 17 de maio de 2011

Filme - A Vida é Bela

Por: Grupo

   O filme se passa na Itália  trata da história de um homem, Guido Orefice, que encarava a vida com muito bom humor e ousadia e não tinha medo de superar as barreiras. No início do filme, a guerra ainda não se solidificara, mas havia indícios da presença de idéias nazifacistas, como a alienação das crianças, que aprendiam nas escolas o conceito da "raça supoerior", e o desprezo aos judeus e aos doentes improdutivos.
   Quando a guerra já estava avançada, Guido era casado com Dora, uma mulher que pertencia a uma família rica e que contrariou-a ao escolher casar com ele, e tinham um filho chamado Giosuè. A família de Guido era judia e fora levada a um campo de concentração, onde a mulher teve que ficar separada. Os idosos e as criaças eram mortos durante o "banho", ou seja, em câmaras de gás, pois não tinham utilidade para os militares, porém Giosuè ficou escondido e escapou. Guido fez de tudo para que o filho não descobrisse a horrivel realidade da guerra, dizendo que tudo era um jogo e não mostrando cansaço ou tristeza, mesmo depois de todo o trabalho árduo. No fim da guerra, tentando reunir a família, Guido deixou o filho escondido e foi a procura de sua mulher, porém ele foi fuzilado por um soldado nazifacista.
   Quando todos já haviam saido do campo de concentração, Giosuè foi salvo por um soldado norte-americano e se reencontrou com sua mãe.

Opinião

   O filme retrata a realidade da guerra e dos judeus dentro dos campos de concentração. Mesmo com toda a desesperança e sofrimento presente entre os judeus, Guido permanece com seu objetivo em mente e não demontra medo e tristeza, mesmo com todas as dificuldades e mortes. As ideias nazifacistas conquistaram muito espaço naquela sociedade e é impressionante o desprezo para com semelhantes, onde os nazifacistas tratam os judeus como vermes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário