terça-feira, 17 de maio de 2011

Eclosão da 2ª Guerra Mundial

Por : Thaís Macêdo Feijó

Após a 1ª guerra, o mundo inteiro vivia tempo de instabilidades políticas e diplomáticas. A Europa se encontrava abalada financeiramente, fortalecendo a consolidação da influência e do poder norte-americano sobre todo o mundo. A Itália e o Japão estavam insatisfeitos com o resultado do tratado de Versalhes. Ele foi um tratado de paz criado pela Tríplice Entente, após vencer a Tríplice Aliança na primeira guerra, que fez a Alemanha cumprir as penalidades impostas. No tratado foi calculado que a Alemanha teria que pagar, para “reparar” os danos da primeira guerra, 33 milhões de dólares mais seus encargos ou tributos, que são apontados como a principal causa do fim da República de Weimar, governo implantado após a primeira guerra, e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes, que deveria ser o fim de todas as guerras e não o começo de outra.

Todas essas situações (insatisfação da Itália e Japão),despertaram um clima de hostilidade e contribuíram para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Os regimes totalitaristas implantados na Alemanha e Itália, (Hitler e Mussolini), respectivamente, colocaram esses países de uma vez por todas na onda do imperialismo.
 O despertar da guerra ocorreu em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Assim, as alianças ficaram evidentes: de um lado, o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; de outro, o grupo dos Aliados, formado por Inglaterra, França, União Soviética, e posteriormente, Estados Unidos. Esses países do eixo conquistaram o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e certas regiões da África. Em 1941, aconteceu o que foi fundamental para o final da guerra: os japoneses atacaram a base militar americana de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico, fazendo com que os Estados Unidos entrasse de uma vez na guerra e lutar ao lado dos Aliados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário