segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conhecendo Hitler

Por: Thaís Macêdo Feijó


Adolf Hitler

Nascimento: 20 de abril de 1889 em Braunau am Inn (Áustria)

Era um rapaz inteligente, porém, mal-humorado e ‘’preguicoço’’ na escola . Filho de Klara Hitler e Alois Hitler (eram primos), que trabalhava como um funcionário de alfândega de uma pequena cidade da Áustria, perto de Linz, onde Adolf Hitler e sua família moraram, que fazia fronteira com a Alemanha. Hitler envergonhava-se manifestamente das suas origens humildes. Sua mãe teve seis filhos, no entanto, apenas Adolf, o quarto, e sua irmã mais nova, Paula, sobreviveram à infância. O sobrenome ‘’Hitler’’ foi alterado, por meio de erro de escrita, do original ‘’ Hiedler’’,de seu avô. Adolf Hitler chegou a ser acusado por inimigos políticos, de não ser um Hitler, mas sim um Schicklgruber. A própria propaganda dos aliados fez uso desta acusação ao lançar vários panfletos pelas cidades alemãs com a frase "Heil Schicklgruber" - ainda que estivesse relacionado, de fato, aos Hiedler por parte da sua mãe.

Foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista. Hitler se tornou chanceler e, depois, ditador alemão.

Hitler não gostava do pai, que apreciava a disciplina e o educava severamente. Em "Mein Kampf’’, que significa Minha Luta ,título do livro de dois volumes escrito por Hitler, no qual ele expressou suas idéias anti-semitas, racialistas e nacional-socialistas,adotadas pelo partido nazista, o primeiro volume foi escrito ainda durante sua prisão. Nesta obra ,Hitler é respeitoso para com a figura de seu pai, mas não deixa de retratar discussões irreconciliáveis que teve com ele sobre sua firme decisão em se tornar artista porque seu pai preferia que o filho fizesse carreira na função pública. De fato, interessou-se por pintura e arquitetura, e seus quadros são realmente apreciáveis.Tambem escrevia poesias.

Tornou-se órfão em dezembro de 1907 com o falecimento de sua mãe. Foi reprovado duas vezes seguidas pela academia das artes de Viena. Em 1908 foi para Viena, com esperança de se tornar um artista. Nos anos seguintes viveu em Viena com o apoio financeiro de sua tia Johanna Pölzl. Fez uma boa vida como pintor, ganhando mais dinheiro do que se tivesse um emprego regular como empregado bancário ou professor do liceu, e tendo de trabalhar menos horas. Durante o seu tempo livre freqüentava a ópera de Viena e se dedicava à leitura. Foi também em Viena que Hitler adquiriu a crença na superioridade da "Raça Ariana" que formava a base das suas visões políticas e na inimizade natural dos judeus em relação aos "arianos", responsabilizando-os pelos problemas econômicos alemães.

Em Maio de 1913, recebeu uma pequena herança do seu pai e mudou-se para Munique. Em agosto de 1914, quando a Alemanha entrou na Primeira Guerra Mundial, alistou-se imediatamente no exército bávaro. Serviu na França e Bélgica como mensageiro, uma posição muito perigosa,sem a proteção proporcionada por uma trincheira. Foi condecorado duas vezes por coragem em ação. Durante a guerra, Hitler desenvolveu um patriotismo alemão.

Atingiu o posto de Gefreiter (aspirante), foi ferido na batalha do Somme (1916) e gaseado em 1918. Convenceu-se de que a Alemanha tinha sido traída pelas influências judaicas e marxistas e regressou da guerra amargurado com a sua derrota. Ao ensinar cursos destinados a fazer com que os ex-combatentes se mantivessem afastados do bolchevismo cedeu à influência de Gottfried Feder, o pai intelectual do movimento nazi.

Tornou-se membro de um insignificante grupo político de Munique, o Partido dos Trabalhadores Alemães. O partido adotou a suástica (um supostamente símbolo do "Arianismo") e a saudação romana, também usada pelos fascistas italianos. Através dos seus amigos, Erich Röhm, um oficial de Munique, e von Epp, manteve-se em constante contato com o exército alemão. Virou líder do partido, substituindo o líder anterior, em 1921. Nessa altura, o partido se chamava Partido Operário Nacional-Socialista Alemão e adotava as máximas nacionalistas e antimarxistas de Hitler. O Partido Nazista era nesta altura constituído por um pequeno número de extremistas de Munique. Mas Hitler, em breve, descobriu que tinha dois talentos: o da oratória pública e o de inspirar lealdade pessoal. As tropas do ‘’novo partido’’ foram estabelecidas formalmente em 1926 com o nome de SS (Schutzstaffel), à semelhança dos fasci di combattimento de Mussolini. Atacou os judeus, os socialistas e os liberais, os capitalistas e os comunistas, começou a atrair simpatizantes.

Alguns dos seguidores desde o início foram Rudolf Hess, Hermann Göring, e Ernst Röhm, o co-fundador da SA. Outro admirador foi o marechal de campo Erich Ludendorff. Acredita-se que Hitler foi induzido por Ernst Röhm a seguir carreira política, ao ver um discurso exaltado do Führer num bar de Munique.

Hitler provocou um golpe em Munique em Novembro de 1923 com Röhm, numa tentativa de impor Erich Ludendorff, um general alemão, como ditador. O golpe falhou e Hitler foi preso e julgado por traição. Foi condenado a cinco anos de prisão e durante o tempo em que esteve preso no forte de Landsberg trabalhou escrevendo o livro Mein Kampf.

Hitler foi considerado relativamente inofensivo, sendo libertado da prisão em dezembro de 1924. Durante o tempo que passou na prisão, o Partido Nazi quase se desintegrou por completo então ele dedicou-se de imediato à reconstrução da organização do partido. Hitler se tornou líder do maior partido alemão. Em Agosto de 1934 Hindenburg, político e ministro da economia, da agricultura e alimentação, no primeiro governo de Hitler em 1933, morreu e Hitler foi declarado o seu sucessor, Führer e associa a chancelaria com a presidência.

Pode se dizer que foi em 1933, quando Hitler chegou ao poder ,que suas ideias realmente foram impostas, instituindo um reinado de terror contra judeus, homossexuais, ciganos e oponentes políticos.

Assim que a Segunda Grande Guerra começou, estas políticas foram transpostas para os países ocupados pela Alemanha e, por volta de 1941, já existia uma rede de campos de extermínio, em particular na Polónia. O Holocausto alcançou o seu ponto mais alto após a conferência de Wannsee, a 20 de Janeiro de 1942, um encontro durante o qual os mais elevados oficiais nazis desenvolveram uma política sistemática de extermínio eficiente.

Acontecimentos no estrangeiro durante os anos de 1936-1937, como a incapacidade da Sociedade das Nações em verificar a aventura abissínia de Mussolini, aumentaram a tensão na Europa e muito contribuíram para o fortalecimento da posição de Hitler. Mussolini era um aliado natural e os dois países (Alemanha e Italia) tornaram-se aliados com o Eixo Roma-Berlim de Outubro de 1936.

Foi designado como Homem do Ano de 1938. Durante o ano de 1939 a Alemanha Nazista, anunciou a anexação do território de Memel, criado pelo Tratado de Versalhes e sob administração francesa, violando diretamente o tratado. A essa altura, aos olhos do povo alemão, Hitler parecia ser não apenas o conservador da paz, mas também um estadista de mão cheia, ultrapassando todos os seus predecessores e alargando as fronteiras do Reich. Em menos de um ano, acrescentara 10 milhões de alemães ao Terceiro Reich e tornara-se o maior ditador europeu desde a época de Napoleão.

Em 23 de Agosto de 1939, Hitler fez uma aliança com Stalin (pacto Molotov-Ribbentrop). No dia 1 de setembro, a Alemanha invade a Polónia, seguida pela União Soviética. A Inglaterra e a França reagem desta vez, declarando guerra à Alemanha. A Segunda Guerra Mundial estava começando.

Por fim, em 27 de setembro de 1940, Reino da Itália, Império do Japão e Terceiro Reich ( Alemanha nazista ) firmam o Pacto Tripartite ou pacto do eixo formalizando a aliança entre as potências do Eixo.

Depois de os exércitos alemães terem sido expulsos da URSS após o Dia D, em Junho de 1944, dia em que ocorreu a chegada das forças aliadas à Normandia, tornou-se óbvio que ao contrário do que Hitler previra os Aliados não ‘’perderiam’’ a guerra tão fácil assim . A oposição alemã, liderada por generais, industriais, liberais e até elementos de esquerda, tentou um golpe de estado, a conspiração da bomba de Julho.

A única coisa em que este golpe foi bem sucedido foi em ter feito com que Hitler embarcasse numa das mais sangrentas purgações de sempre: milhares de homens e mulheres passíveis de liderar outro golpe foram executados para evitar que, no futuro, se envolvessem num outro levantamento. Himmler, figura chave na organização e execução do Holocausto, tomou o comando do exército na Alemanha, de modo a reforçar ainda mais o controlo nazi sobre ele. Os Aliados se lançavam sobre a Alemanha e em Abril de 1945, Hitler casava com a sua amante, Eva Braun, e no dia seguinte ambos cometiam suicídio, no abrigo anti-aéreo por baixo da chancelaria de Berlim. É tido como certo que os corpos foram de seguida queimados no pátio.

Vários historiadores afirmam que Hitler era vegetariano. Não admitia que seus oficiais e aliados fumassem. Seu primeiro amor foi uma judia. Hitler era canhoto, sofria de fotofobia, era abstêmio e falava alemão com sotaque típico dos subúrbios de Viena. Citou em "Mein Kampf”:

- ‘‘de um fraco cosmopolita transformei-me num grande anti-semita”.

Morte: 30 de abril de 1945, Berlim.






Alemanha Nazista

Nenhum comentário:

Postar um comentário