quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tribunal de Nuremberg - 1945

Por: Thais Macêdo
Cidade de Nuremberg atualmente.


O tribunal de Nuremberg se encontra na cidade de Nuremberg na Alemanha.

Formado em Nuremberg, na Alemanha em 1945, o julgamento do tribunal de Nuremberg (após a Segunda Guerra Mundial), tinha o objetivo de julgar os terríveis crimes cometidos pelos nazistas durante a 2ª Guerra. Formou–se através de um acordo firmado entre os representantes da ex-URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França, em Londres.

1945 a 1949: 199 homens julgados, 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até a provocação deliberada da Segunda Guerra Mundial.

Após estes julgamentos, foram realizados os Processos de Guerra de Nuremberg, que também levam em conta outros processos contra médicos, juristas, pessoas importantes do Governo entre outros, que aconteceram perante o Tribunal Militar Americano e onde foram analisadas 117 acusações contra os criminosos.

O braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering foi julgado e condenado neste tribunal. Este cometeu suicídio na prisão antes de cumprir a condenação a morte.

Decretou 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações a 20 anos de prisão, uma a 15 e outra a 10 anos. Absolveu Hans Fritzsche, Franz von Papen e Hjalmar Schacht.

As sentenças de morte foram executadas em 1946, por enforcamento, usando o método da queda padrão, em vez de queda longa. Posteriormente, o exército dos EUA negou as acusações de que a queda fora curta demais, fazendo com que o condenado morresse lentamente, por estrangulamento, em vez de ter o pescoço quebrado (o que causa paralisia imediata, imobilização e provável inconsciência instantânea).

Indicação: O filme Judgment at Nuremberg, melhor filme de 1961 pelo Academy Awards (Oscar).
Tribunal

Tribunal


Nuremberg na epoca da 2ª Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário