sexta-feira, 17 de junho de 2011

Consequências da 2ª Guerra

Por : Thais Macêdo



A Segunda Guerra Mundial deu início a uma nova época. A história do mundo, tanto social quanto política foi profundamente alterada e afetada por esta guerra. Como o mundo é dividido e organizado hoje e as relações internacionais foram,também, muito modificadas pela situação e por todos os conflitos . Isso porque essa guerra foi certamente o maior e mais sangrento conflito ,armado, que o mundo já viu.

-  Primeiramente as mortes: As estimativas para o total de mortos na guerra variam, pois muitas mortes não foram registradas. A maioria sugere que cerca de 60  milhões de pessoas morreram na guerra, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. Muitos civis morreram por causa de doenças, fome, massacres, bombardeios e genocídio deliberado. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos durante o holocausto, juntamente com mais 5 milhões de ciganos, eslavos, homossexuais,deficientes e doentes mentais e outras minorias étnicas e grupos minoritários

A União Soviética perdeu cerca de 27 milhões de pessoas durante a guerra. Um em cada quatro cidadãos soviéticos foram mortos ou feridos nessa guerra

- Os Estados Unidos, que confirmaram a sua hegemonia no mundo capitalista. A União Soviética, surgiu como superpotência,de grau superior que as outras,influenciando na Europa Oriental. OS EUA e a URSS tornaram-se os grandes líderes políticos mundiais.

- Surgimento dos dois mundos: de um lado, os Estados Unidos (capitalismo); de outro, a União Soviética (socialismo).

- Um declínio da influência política, econômica e cultural da Europa. Crise profunda na Europa. As antigas potências mundiais, Inglaterra e França, perderam suas posições para os Estados Unidos e União Soviética. A posição de centro de civilização que a Europa (central) tinha antes da guerra perdida para esses países.

- Avanço das técnicas militares de destruição. Foram somados novos tanques, foguetes, radares, aviões, submarinos, e finalmente a bomba atômica. Início da era atômica.

- Prejuizos econômicos sobre a economia alemã :

- Fundação da ONU, a Organização das Nações Unidas. Criada em 1945, que reuniu 26 nações, que assinaram a Carta das Nações Unidas, que tem por objetivos principais: servir de mediador nos conflitos entre países para evitar desfechos mais graves como a Segunda Guerra Mundial; manter a paz mundial; desenvolver a solidariedade entre as nações; estimular o progresso mundial; e promover o respeito pela dignidade da pessoa humana.

- Custos materiais absurdos: cidades em ruínas; pontes, sistemas ferroviários, vias fluviais e portos destruídos; terras agrícolas abandonadas, gado morto e minas de carvão desabadas. Muitas pessoas, famintas e sem lar, vagando pelas ruas e estradas.

- Efeitos e conseqüências da Bomba Atômica:
A justificação para a utilização da bomba atômica foi de que a guerra acabaria muito mais cedo e assim se poupariam muitas vidas humanas. A decisão de usar a bomba foi do presidente Truman, dos EUA.

Apesar de muito prejudicados os japoneses continuavam na guerra resistindo, o Japão utilizava Kamikazes,pilotos suicidas,que se atiravam contra os alvos americanos com os seus aviões carregados de explosivos. Truman tomou a decisão final de lançar a bomba em 25 de Julho.

Dia 9 de agosto ,Três dias depois do lançamento da primeira bomba, outro avião descolou com a segunda bomba, tendo como alvo a cidade de Kokura. Entretanto, o avião não conseguiu voar sobre o alvo e atirou a bomba sobre o alvo alternativo, Nagasaki. No dia seguinte o Japão pediu paz.

Todos os anos, no dia 6 de agosto em Hiroshima, e 9 de agosto em Nagasaki, são realizadas enormes cerimônias em memória aos mortos das bombas atômicas, com a presença do Imperador e da Imperatriz.






 O fato é que as cidades podem ter sido reconstruídas, mas o trauma é permanente.
Cada um dos sobreviventes tem uma história de dor e terror, e uma tristeza que nunca desaparece. Muitos não conseguem sequer falar sobre o assunto, mesmo décadas depois. Os poucos que conseguem, mesmo após tanto tempo, não conseguem evitar a voz trêmula e as lágrimas. A tristeza deixada depois da guerra é indescritível e os que vieram-na desejam esquecer todas as imagens de horror vistas,que causam tamanha dor. E esta é a real consequência da Guerra , a que marocu a alma das pessoas envolvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário